Quantcast Guia DVD/Divx para KDVD/K(s)VCD Usando CCE/TMPGEnc 2.00 - digitalFAQ.com Forums [Archives]
  #1  
07-18-2003, 06:20 PM
vmesquita vmesquita is offline
Invalid Email / Banned / Spammer
 
Join Date: May 2003
Posts: 3,726
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Atenção: Não seja preguiçoso! Baixe a versão PDF que está muito mais organizada!
Mirror aqui (Valeu Kwag) e Mirror aqui (valeu Avalon)

Guia DVD/DivX para KDVD/K(S)VCD usando CCE/TMpgEnc
por Vmesquita

Atenção: esse guia é grande pq fala de quase todos os problemas que você pode ter e tenta ser o mais explicativo possível, não porque o processo seja muito complicado!

Versão 2.00 ? Itens 11.4 e 11.1 mudados, havia um erro indicado por Totonho03. Item5 modificado de acordo com as sugestões do Totonho03. Item 6 modificado para usar forced Film, e removido Telecine e Decimate do script para DVD. Conversões Pal para NTSC audio agora feitas com BeSweet (valeu Daemon e Gaudi). Item 12 modificado, não precisa de pulldown em MPEG1 (valeu Ganndy). Nova dica para lidar com 14.485 fps e 9.999 fps (idéia do DJ Bobo do doom9)
Versão 1.91 ? Predição no Tmpgenc mais acurada: todas as ocorrências de 15 no item 11 foram trocadas por GOP e uma explicação sobre a GOP foi adicionada no item 11.
Versão 1.9 ? Script para DivX script agora otimizado pra remover blocos DCT (os quadradinhos dançando no fundo) por Girv e DialHot. Script para DVD agora usando MA. Os filtros do Avisynth necesssários agora podem ser baixados em um único pacote, penúltimo parágrafo da parte I e ultimo parágrafo da parte II modificados. Removidas as sugestões sobre MA no 11.6.a e 11.6.b porque agora os scripts de DVD já tem MA. Versão 1.9 em alemão por New_bee. Template para o CCE 2.67 agora disponível (problema solucionado por Avalon)
Versão 1.8 ? Agora cobrindo TMpgEnc e topdos os templates K(S)VCD. Mas o foco principal aindaé KDVD/CCE. Segundo paragrafo da introdução modificado, software necessário modificado, itens 11,11.5, 11.6 e 11.7 modificados. Todas as ocorrências de K(S)VCD trocadas por K(S)VCD.
Versão 1.7 ? pequenas correções apontadas pelo Totonho03 (MPEG2dec3 estava MPEGDEC3, GripCrop estava escrito separado e o guia não indicava que o sampler necessário é o 2.5), mudanças cosméticas. Versão 1.5 em alemão pelo NewBee. Agora disponível em PDF.
Versão 1.6 - Correção ortográfica na versão em inglês feita pelo Totonho03, e por mim na versão em português. Agora em formato Word para melhor visualização/impressão. Links para download que faltavam foram adicionados na versão Word. Dicas adicionais no final!
Versão 1.5 - Adicionada fontes DVD. Com isso, os tópicos quatro e cinco trocados de lugar. | Guia dividido em 5 grandes sessões. Introdução modificada.O item 2d passou para 10. E os itens a partir do cinco foram renumerados a partir do 10.
Versão 1.4 - a codificação do áudio agora é no final, o bitrate que sobra do vídeo agora aproveitamos para o áudio! Correções diversas também.
Versão 1.3 - mudado o algoritmo de predição. Muito mais acurado agora!
versão 1.2 - adicionado scripts com gripfit e correções menores. Tradução em inglês a caminho!
Versão 1.1 - adicionado KSVCD, como usar AC3Machine e SoftEncode e outras pequenas correções.

Bom, pessoal, a idéia deste guia é mostrar como você pode pegar aquela sua coleção de DivX e colocar em DVD ou K(S)VCD. Quando eu comprei um gravador de DVD, senti uma ponta de tristeza, porque vi que não valia a pena converter cada filme para 1 DVD, porque além da mídia ser bem cara, a qualidade seria inferior a um backup de a partir de outro DVD (eu sei, devia ter gravado meus filmes como KVCD...). Então eu descobri o KDVD, que me dava à possibilidade de colocar 6 horas de vídeo em resolução 720x480 em um único DVD-R! O problema era que o TMpgEnc, usado no processo de conversão, acaba demorando muito nesse caso. Para fazer três filmes, totalizando 6 horas, sem MA, demorava de 20 a 24 horas! Então eu resolvi tentar implementar o KDVD no CCE. Isso ainda está sendo aprimorado, mas eu resolvi montar um guia para facilitar. Esta técnica só funciona para filmes com frame rate de 24 ou 23.976 quadros por segundo, para outros framerates doidos encontrados em DivX antigos o trabalho é bem maior (mas no futuro irei adicionar informação de como lidar com isso).Se você não souber o frame rate, abra o seu filme no VirtualDub e escolha File/File Information, em Frame Size,fps tem que estar 23.976. Este guia foi ampliado para cobrir também conversões a partir de DVD e K(S)VCD e ainda o TMpgEnc. Você pode inclusive juntar filmes vindos de DivX e DVD no mesmo KDVD! Os programas que você irá precisar:

CCE 2.66+ Trial ou TMpgEnc
KDVD CCE Template (http://pixelview.0catch.com/KDVDalpha.htm) ou Template do TMpgEnc (http://www.kvcd.net/dvd-models)
VirtualDub (http://virtualdub.org)
Avisynth 2.52 (http://sourceforge.net/projects/avisynth2/)
Com os plugins: Mpeg2Dec3, GripFitYuv12, Sampler for 2.5, Decomb, ATC, BlockBuster, Undot, Asharp, STMedianFilter, unfilter und VSFilter (http://pixelview.0catch.com/KDVDalpha.htm) ou MovieStacker (http://www.kvcd.net/MovieStacker_v1.1.1.zip)
Subtitle WorkShop (for subtitles) (http://urusoft.cjb.net/)
HeadAC3he para áudio MP2 (http://mitglied.lycos.de/darkav/svcdguide/svcd.html)
Pull down (http://www.doom9.org/software2.htm)

Se você está convertendo a partir de DivX irá precisar também de
DivFix (http://divfix.maxeline.com/)
AC3Fix (http://www.digital-digest.com/dvd/do...audiocalc.html)

Se você está convertendo a partir de DVD, irá precisar também:
DVD Decrypter (http://www.dvddecrypter.com/)
DVD2AVI 1.76 (esta versão, não a 1.77) (http://www.doom9.org/index.html?/software2.htm)
Vobsub se vc quer legendas de DVD (http://www.doom9.org/index.html?/software2.htm)

Se você está convertendo para KDVD irá precisar também:
AC3Machine (http://www.doom9.org/index.html?/software2.htm) com BeSweet ou SoftEncode para áudio AC3 do KDVD
Seu programa de autoração favorito (eu sugiro DVDLab (http://www.mediachance.com/dvdlab/) ou DVD Maestro) somente para KDVD!

Se você está convertendo para K(S)VCD irá precisar também:
BBMPEG (http://members.cox.net/beyeler/bbmpeg.html)
Nero ou VCDEasy (http://www.doom9.org/index.html?/software2.htm)
------- Parte I: Preparando suas fontes DivX-----------
*******************************************


Atenção! Se você está fazendo um K(S)VCD a partir de DVD somente ou está fazendo um KDVD somente com filmes de DVD, pule esta sessão e vá direto para a Parte II! Os procedimentos aqui são somente para fontes DivX!

1) É necessário checar se o seu DivX tem erros. Abra o DivFix, clique em "add files" e então em check for errors. Caso algum erro seja reportado, Marque a caixa "Cut Bad Parts" e clique em "Rebuild Index". Um novo arquivo será gerado sem as partes com erros do filme. Se seu filme tem legendas num arquivo separado, anote o tempo dos pedaços que foram removidos, que será mostrado na janela de log, à direita. O DivFix irá criar um arquivo com o DivFix.Nome_antigo_do_filme.avi. Mova o arquivo original para outro lugar e renomeie o DivFix.Nome_antigo_do_filme.avi para Nome_do_filme.avi

1.a) Se seu filme tem legendas e foi necessário remover partes ruins, você precisa acertar as legendas novamente, senão pule para o item 2.
1.a.1) Abra o Subtitle WorkShop. No menu settings, escolha Language, e Português Brasileiro. Agora o Subtitle WorkShop está em português!
1.a.2) Menu arquivo/abrir legenda para abrir a legenda do seu filme. Vamos agora abrir o filme para sincronizar a legenda. Clique em Vídeo/Abrir, e escolha o filme correspondente a essa legenda.
1.a.3) À esquerda, em "modo", mude para tempo, se já não tiver.
1.a.4) À direita, no centro, você vê as legendas. Vá até o ponto onde uma parte ruim foi removida (conforme você anotou no item anterior, lembra?). De um duplo clique para tocar o filme com a legenda. Se você vir que está atrasada ou adiantada, selecione desde a legenda atrasada até o final, Vá ao menu Editar/Sincronia/Definir atraso e adicione ou diminua o numero de segundos necessários.
1.a.5) Repita o processo com cada parte ruim até as legendas estarem certas (eu sei q essa etapa é um saco)

2) Vamos ver quanto o áudio irá ocupar para podermos calcular o espaço do vídeo.

2.a) Abra o VirtualDub. Escolha File/Open e abra o arquivo do seu filme. O VirtualDub pode dar um aviso se o áudio for MP3 VBR, não se preocupe.

2.b) Vá a File/Information e verifique o tipo de áudio. Se estiver vazio ou indicar AC3 ou disser que o áudio tem 5 canais, sorte sua! O seu DivX tem áudio extraído exatamente igual do DVD e você pode colocar de volta em DVD *exatamente* o mesmo arquivo se nenhuma compressão a mais, ou caso você esteja fazendo K(S)VCD irá evitar uma recompressão. Se for MP3, pule para o item 2.c)
2.b.1) Agora vamos extrair seu áudio AC3. Provavelmente seu filme está em duas partes, logo você irá precisar fazer esse processo duas vezes. Vá a File/Save WAV e coloque o nome do arquivo para extrair o áudio.
2.b.2) Agora vamos remover o header WAV que o VirtualDub coloca no AC3 e corrigir possíveis erros no som com o AC3Fix. Use-o assim: "ac3fix filme1.wav filme1.ac3" e depois para a segunda parte "ac3fix filme2.wav filme2.ac3", trocando filme1 e filme2 pelos nomes dos arquivos que você gerou nos itens anteriores. Finalmente, vamos juntar as duas partes! Use o comando "copy /b filme1.ac3+filme2.ac3 filme.ac3" e pronto! O áudio do seu filme já estará pronto para o DVD ou para ser comprimido para K(S)VCD.
2.c) Se você está lendo este item é porque achou áudio MP3 no item 2.b. Verifique no File/information do VirtualDub se está em 44.100 ou 48000 e anote a duração de cada filme! Feche esta janela. Se você está fazendo um K(S)VCD, seu áudio precisa estar em 44100, mas se você está fazendo um KDVD, seu áudio precisa ser 48000. Agora vá a áudio e mude para full processing mode. Se o áudio estava na freqüência errada (estava em 44100 e você quer fazer um KDVD, ou estava em 48000 e você quer fazer um K(S)VCD), vá em audio/conversion e escolha sampling rate correto (44100 para K(S)VCD, 48000 para KDVD). Se seu filme tem 2 partes, após a abrir a primeira parte no virtualdub, vá em File/Append AVI Segment e escolha a segunda parte. E finalmente para salvar o áudio em WAV vá em File/Save WAV. Após alguns minutos, o VirtualDub irá gerar um arquivo com o áudio sem compressão.

3) Se você está fazendo KDVD, repita os passos de 1 a 3 para todos os filmes que deseja incluir no DVD. Eu sugiro um máximo de 6 horas se todos tem trilha estéreo (MP3) ou 5:30 se algum tem trilha AC3. Agora se você está fazendo um K(S)VCD, siga adiante.

4) Agora você precisa criar scripts para cada filme. Se algum dos seus filmes estiver em dois arquivos, você deverá criar um script para cada parte. Se você não tem experiência com esta parte, use um programa como o MovieStacker, por exemplo. Eu uso o script a seguir (que explicarei como usar abaixo)

--------------------- início do script - copie a partir daqui e cole em um arquivo .AVS----------------
################################################## #######################
# Baseado no script otimizado para remover blocos DCT de Girv e DialHot #
################################################## #######################
##############
# Parameters #
##############
#Use 720 ou 352 para KDVD, 528 ou 352 para K(S)VCD
m_width=720
subtitle="nome_da_legenda.smi" # Adicione um # no inicio desta linha se você não precisa de #legendas
movie="nome_do_filme.avi"
myoverscan=1 # teste com valores de 0 a 3 para ver o máximo que você pode colocar
#aqui. Quanto maior melhor a qualidade, mas valores muito grandes podem fazer sua
#TV mostrar bordas indesejáveis ao redor da imagem.

##########
# sCRIPT #
##########
AVISource(movie,false)

#Post-Process
Blockbuster(method="noise",detail_min=1,detail_max =8,variance=0.3,seed=5823)
ATC(1,2,4,0.5,false)
TemporalSoften(2,7,7,3,2)
Blockbuster(method="noise",detail_min=1,detail_max =10,variance=0.5,seed=5823)

#Resize, overscan and borders
GripCrop(m_width, 480, overscan=myoverscan,source_anamorphic=false,dest_a namorphic=false)
GripSize(resizer="LanczosResize")
GripBorders()

#Subtitles #
############
TextSub(subtitle) # Adicione um # no inicio desta linha se você não precisa de legendas

converttoyuy2()
--------------------------------------- fim do script ----------------------------------

Para usá-lo você irá precisar do Avisynth 2.52 e dos plugins. Instale o Avisynth 2.52, depois descompacte os plugins no diretório de plugin ( o diretório padrão é C:\Arquivos de programas\AviSynth 2.5\plugins). Depois basta criar os scripts, um para cada arquivo AVI (Se seu filme tem mais de um arquivo, crie um script para cada arquivo.), modificando os parâmetros correspondentes

As legendas podem estar em qualquer formato, mas você pode ter problemas de sincronia se não estiver usando o formato SAMI. Por isso, recomendo que você converta para o formato SAMI no Subtitle WorkShop, basta abrir a legenda no programa, e escolhe "Save as..." e salvar no formato SAMI. Outra dica: abra no Bloco de Notas a legenda e substitua todos os
e | por \N (usando o comando Editar\Substituir), porque senão as legendas com mais de uma linha não vão funcionar direito. Pronto! Seu script estará pronto para usar no CCE.


-------------Parte II: Preparando suas fontes DVD -----------
***********************************************


Atenção! Se você está fazendo um K(S)VCD a partir de arquivo DivX somente ou está fazendo um KDVD somente com filmes em arquivos DivX, você deve ter lido e executado toda a parte I, e agora deve seguir direto para a parte III! Os procedimentos aqui são somente para fontes DVD!

5) A primeira coisa a fazer é "ripar" o DVD para o seu HD. Para isso vamos usar o DVD Decrypter.
5.1) Abra o DVD Decrypter e coloque o DVD no drive
5.2) Vá em Mode/File e o Decrypter irá selecionar automaticamente o filme principal
5.3) clique em Destination e escolha onde irá colocar os arquivos.
5.4) clique em ?CD>HD? para começar a ripar. Enquanto o trabalho é feito, DVD Decrypter mostra o progresso em uma pequena barra verde.
5.5) Quando o Decrypter terminar, clique em Ok para fechá-lo.


6) Agora abra o DVD2AVI. Vá em File/Open, mude para a pasta onde você copiou o DVD (provavelmente é Nome_do_filme\VIDEO_TS) e selecione o primeiro arquivo VOB da lista. O DVD2AVI irá te mostrar uma lista com todos os VOBs do filme. Clique em OK. Vá em File/Field Operation e ligue o Forced Film. Vá em Audio, Track Number e escolha qual trilha de áudio deseja usar. As trilhas estão na mesma ordem que aparecem no DVD. Depois vá em Audio/Ouput Method e selecione Demux (não é Demux All Tracks!). Vamos criar o projeto agora. Vá em File/Save Project. Escolha o nome do projeto (pode ser qualquer nome) e dê OK. O DVD2AVI irá gastar um tempo criando o projeto, você pode acompanhar na caixinha status. Observe se o aspect ratio é 16:9 e se Video Type é FILM maior que 95%. Se não for, você irá precisar mudar algumas coisas mais a frente. Quando na caixinha Status, o remais aparecer como Finish, feche o DVD2AVI e passe para o próximo passo.

7) Este passo é opcional, execute-o somente se você quiser legendas. As legendas que ensinarei aqui são fixas, ou seja, não podem ser desligadas. Claro q você pode fazer legendas desligáveis também, mas não abordaremos neste guia este assunto para mantê-lo simples. Vamos lá então. No grupo do VobSub, execute o Configure VobSub. Clique no botão Open. Em "Arquivos do Tipo", mude para "Ifos and Vobs". Selecione o arquivo .IFO do seu filme, deve ser algo do tipo "VTS_01_0.IFO". Dê Abrir. Agora selecione a pasta onde ele irá colocar as legendas extraídas. Clique OK. Na próxima janela,remova as legendas que você não deseja clicando no idioma e depois na setinha "<-". Na direita deve ficar somente a legenda no idioma que você deseja. Clique OK e aguarde. Depois da caixinha "Ready" aparecer, você pode mudar a posição da legenda movimentando o quadrinho vermelho. Mas por enquanto deixe onde ele está. Feche o VobSub Configure.

Vamos agora criar o script. Você pode usar o MovieStacker ou escrever seus próprios scripts. Abaixo está um script bem simples para esta finalidade, abaixo explicarei como usar:

--- início do script - copie a partir daqui e cole em um arquivo .AVS---------------------
################################################## #################
# Usando Filtragem Motion Adaptive do Kawag para melhr compressão #
################################################## #################
##############
# Parameters #
##############
myanamorphic=true # mude para false se no passo 6 você achou 4:3 ao invés de 16:9
m_width=720 #Use 720 ou 352 para KDVD, 528 ou 352 para K(S)VCD
subtitle="VTS_01_0.sub" # Adicione um # no inicio desta linha se você não precisa
#de legendas, troque pelo nome do arquivo sub criado no passo movie="nome_do_arquivo_do_projeto_DVD2AVI.d2v"
myoverscan=1 # teste com valores de 0 a 3 para ver o máximo que você pode colocar
#aqui. Quanto maior melhor a qualidade, as valores muito grandes podem fazer sua TV
# mostrar bordas indesejáveis ao redor da imagem.
MaxTreshold = 1.50
nf = 0 # Current frame.

################
## Functions ###
################

function fmin( int f1, int f2) {
return ( f1<f2 ) ? f1 : f2
}

##########
# sCRIPT #
##########
MPEG2Source(movie)

#Resize, overscan and borders
undot()
Limiter()
asharp(1, 4)
GripCrop(m_width, 480, overscan=myoverscan, source_anamorphic=myanamorphic,dest_anamorphic=fal se)
GripSize(resizer="BicubicResize")

STMedianFilter(8, 32, 0, 0 )
MergeChroma(blur(MaxTreshold))
MergeLuma(blur(0.1))

## Linear Motion Adaptive Filtering ##
#
# ( Portions from AviSynth's manual ) - This will apply temporalsoften to
# very static scenes, and apply variable blur on moving scenes.
# We also assign a variable - and this is why a line break is inserted:

SwitchThreshold = (Width<=352) ? 4 : (Width<=480) ? 3 : 2
ScriptClip("nf = YDifferenceToNext()"+chr(13)+ "nf >= SwitchThreshold ? \
unfilter( -(fmin(round(nf)*2, 100)), -(fmin(round(nf)*2, 100)) ) : \
TemporalSoften( fmin( round(2/nf), 6), round(1/nf) , round(3/nf) , 1, 1) ")

#
#
#

GripBorders()

#Subtitles #
############
VobSub(subtitle) # Adicione um # no inicio desta linha se você não precisa de
#legendas

converttoyuy2()
--------------------------------------- fim do script ------------------------------

Para usá-lo você irá precisar do Avisynth 2.52, e dos plugins. Instale o Avisynth 2.52, depois descompacte o GrpFit, o VSFilter e o MpegDec3 no diretório de plugin ( o diretório padrão é C:\Arquivos de programas\AviSynth 2.5\plugins). Depois basta criar o script, modificando os parâmetros correspondentes no inicio. Ao final desta etapa você terá um script AVS para o seu filme e um arquivo AC3 com o áudio. Se você está fazendo KDVD, repita os passos de 5 a 8 para todos os filmes de DVD que deseja incluir no DVD. Eu sugiro um máximo de 6 horas se todos tem trilha estéreo ou 5:30 se algum tem trilha 5.1. Agora se você está fazendo um K(S)VCD, siga adiante. Não se confunda: cada filme DVD criado nesta etapa corresponde a um AVS com trilha AC3.


------------- Parte III : Codificando o vídeo ---------------
*********************************************

9) Agora vamos calcular quanto espaço o áudio irá ocupar. Leia o 9.1 se você esta fazendo KDVD ou 9.2 se você está fazendo K(S)VCD.
9.1) Para KDVD:Como o áudio tem bitrate (quantidade de bits por segundo) constante, o ideal é você fazer o calculo para 192 kps. Se após codificar o filme ele ficar 3% menor que o esperado), você faz o áudio em 224 kbps. Se ficar 3% maior, você diminui para 160 kbps, e assim você ficará com o DVD cheio praticamente até o limite, com a melhor qualidade de áudio e vídeo possível. Faça as contas: cada 1 minuto de áudio em 192 kps ocupa cerca de 1.4 Mb. Se o filme tem áudio AC3, você precisa apenas ver o tamanho do arquivo gerado anteriormente. Vou dar um exemplo para esclarecer. Suponhamos que você esteja tentando fazer um filme com áudio MP3 de 1h40 min: 100* 1.4 = 140 Mb. Portanto o áudio dele irá ocupar 140 Mb. Agora suponhamos que você tenha um filme com áudio AC3 que o arquivo que você gerou antes deu 300 Mb. Seu áudio irá ocupar 300Mb. Simples, não é? Guarde este valor pois você irá precisar dele mais a frente! Pule para o item 3.

9.2) Para K(S)VCD: Se o seu filme tem mais de 2 horas e você irá usar somente um CD, calcule com o áudio a 128 kbps.Se o seu filme tem menos de 2h ou você irá usar 2 CDs , calcule o espaço ocupado como se o áudio fosse 160 Kbps. Como calcular: cada minuto a 160 kbps ocupa cerca de 1.17Mb e cada minuto de áudio a 128 kbps ocupa 0.94 Mb. Por exemplo, se você está fazendo um filme de 2h10min em um CD, o tamanho do seu áudio ( a 128 kbps) seria 0.94Mb*130 = 122 Mb. Anote este número pois será necessário mais a frente!


10)Some o tamanho do áudio dos filmes que você deseja colocar no DVD, ou pegue o tamanho do filme, no caso de K(S)VCD.

10.a)Leia o 10.b no caso de KDVD, ou 10.c no caso de K(S)VCD.

10.b) O DVD tem 4482 Mb (ou 4,38 Gb ou 4.700.000.000 bytes, lembre-se que um 1 Kb é 1024 bytes) Para 6 horas de vídeo, temos que subtrair 200 Mb de overhead, que serão ocupados quando você juntar o áudio e o vídeo. Sobraram 4282 Mb. Agora subtraia os números que você obteve no item 2.d. 6 horas de áudio 192kbps AC3, por exemplo, ocupariam cerca de 500 Mb! Supondo q você tenha achado 500Mb no item anterior, subtraindo de 4282 ficamos com 3782 Mb para o vídeo. Pule para o item 11.

10.c) Um CD de 80 minutos, em modo 2 no qual os VCDs são gravados, cabem 795 Mb. Você pode fazer seu filme em 2 CDs também. É bom subtrair uns 10 Mb considerando o overhead, que será ocupado quando você juntar o áudio e o video. Agora faça a conta: 795 - 10 - (tamanho do áudio calculado no item 2.d, 115 Mb por exemplo): Ficamos com 670 Mb para o vídeo no exemplo. Anote quantos Mb você achou nesta conta. No caso de 2 CDs, o exemplo ficaria: 1590 - 10 - (assumindo de novo 115 Mb de áudio) = 1465 Mb para o vídeo.


11) Antes de continuar, você precisa saber qual é a sua GOP. Mas não se assuste, é fácil! Se você está usando o CCE, sua GOP é 15. Se você está usando o Tmpgenc, a GOP é 24 para K(S)VCD, 18 para KDVD NTSC. Agora lembre-se: cada vez que você ver escrito GOP, troque por 15, 18 ou 24 de acordo com este parágrafo!
Para o CCE: Instale o CCE 2.66 SP Trial. Dê um duplo clique no arquivo do template.Vai aparecer uma caixa perguntando se você quer mesclar o conteúdo. Responda sim. Obviamente você só precisa fazer isso uma vez, se você estiver executando estes passos pela segunda vez, o CCE e os templates já estarão lá.
Para o TMpgEnc: Instale o TmpgEnc. Coloque o template do TMpgEnc que você baixou na pasta de Templates Extra. Deve ser algo do tipo ?c:\arquivos de programas\tmpgenc\templates\extra?.


11.1) A esta altura você deve ter criado um script para cada arquivo do filme. Esta thread do Kwag (http://www.kvcd.net/forum/viewtopic.php?t=2102) explica melhor o que vamos fazer agora. Abra cada um deles no VirtualDub, depois selecione a opção File/Information e anote o número de frames e de minutos de cada script.

11.2) Depois some o numero de frames dos filmes total e some o numero de minutos total.

11.3) Divida o numero de frames pelo numero de minutos, e divida o numero de minutos por GOP. Exemplo. Digamos que você tenha 500000 frames, 353 minutos (5h53m), você faria: 500000/353/GOP. Guarde este número resultante na memória da calculadora.

11.4) Agora pegue o espaço q você deixou para o vídeo (no nosso exemplo, 3782 Mb) e divida pelo numero q está na memória. Você irá obter o tamanho que a sua amostra deve ter, em Mb. Adicione o sampler.dll ao diretório de plugins do avisynth e adicione a linha Sampler(length=GOP) no fim do seu script.

11.5) Leia o 11.5.a se vc está usando o CCE ou o 11.5.b se vc está usando o TmpgEnc
11.5.a) Para o CCE: Abra o CCE. Clique no menu template e selecione aquele correspondente ao q você está criando.lembre-se que o CCE não redimensiona como o TMPGENC, assim seu script já deve colocar o filme na resolução correta! (se você esta usando o meu ele já fez isso pra você). Para adicionar arquivos ao CCE, clique com o botão esquerdo na área vazia e escolha add. Agora abra seu avs. Agora de um duplo clique no arquivo que apareceu na janela do CCE. Se o seu filme tem mais de um arquivo, adicione o(s) AVS adicionais clicando em "Setting..." em input file e clicando com o botão direito na caixa que aparece em seguida. Em "Quantization and Bitrate" você pode variar o Q factor. Diminuindo-o aumenta a qualidade e o tamanho e vice-versa. Clique em encode para criar a amostra. No caso de KDVD, adicione todos os scripts desta forma (os quais você previamente colocou a linha Sampler(length=GOP) no final)
11.5.b) Para o TmpgEnc: Abra o TMpgEnc. Em ?Video Source?, clique em Browse e carregue seu AVS. Clique em ?Load? na parte de baixo da tela e selecione o template que você baixou.
Clique em ?File/Add current project to the batch list/Mpeg File? para crier a Encode List. Repita este processo para cada AVS que você tiver. Quando acabar, clique em File/Batch Encode. Clique com o botão direito no arquivo incluído na lista e escolha Mpeg Settings. NA Tab Vídeo, logo ao lado de ?Rate control mode?, você tem um botão settings que permite que você mude o Fator de qualidade. Quanto mais você aumenta este fator, maior o tamanho de arquivo e a qualidade.Mais sobre este assunto mais a frente. Clique em OK e este passo para cada AVS. Quando acabar, clique em ?Save List? para salvar esta lista de arquivos a serem comprimidos caso você precise gerar mais amostras. Finalmente, clique em Run para criar as amostras.
Todas as vezes que você for criar novas amostras (para achar o fator de qualidade ideal, como mostraremos abaixo), simplesmente clique em Batch Encode/Open List, mude o fator de qualidade como mostramos e clique em Run para criar novas amostras.

11.6) Verifique o tamanho conjunto das amostras criadas. Se forem maiores que o desejado, aumente o Q factor no CCE ou diminua o Fator de Qualidade no TmpgEnc. Se forem menores, diminua no CCE, ou aumente no TMpgEnc. Faça isso até obter um tamanho que seja próximo ao esperado, com no máximo 1% de variação. Por exemplo, se o tamanho q você calculou é 60 Mb, tamanhos de 59,4Mb até 60,6Mb já servem. Meus testes mostraram q Q factor maior que 40 no CCE geram grandes degradações de qualidade, então evite passar de 40. Um fator menor que 60 no TmpgEnc também não dá um bom resultado. Se estiver difícil não passar:

11.6.a) No caso de KDVD: Troque um dos filmes que você pretende colocar no DVD, ou melhore o seu script. Ou diminua a resolução para 352x480 (seu filme ficará com menos definição, neste caso)

11.6.b) No caso de K(S)VCD: se você está usando 528x480, mude para 352x480, ou tente melhorar seu script. Se você está usando apenas 1 CD, pode dividir o filme em 2 CDs também com isso seu espaço total (assumindo 2 CDs de 80 minutos) passaria de 795 Mb para 1590 Mb. Se você mudar o numero de CDs precisará refazer as contas do item 10.c)

11.7) Achou o Q ideal?
Para o CCE: Retire a linha Sampler(length=GOP) dos scripts AVS, remova do CCE os scripts e os adicione novamente. E não esqueça de acertar o Q para o valor q você calculou! Clique Encode e seus vídeos serão comprimidos em poucas horas!
Para o TmpgEnc: Retire a linha Sampler(length=GOP) dos scripts AVS, carregue a sua encoding list e mude para o fator de qualidade correto, e clique em Run para codificar os filmes.

12) Atenção: Se vc está fazendo KVCD/MPEG1 deve pular este passo! Como os vídeos tem 23.976 quadros por segundo e precisamos de 29.97 para o DVD, é necessário converter com o pulldown. Na verdade, ele somente coloca um flag em cada quadro indicando pro player fazer isso. Você precisará rodar o pulldown em cada filme e gerar um novo arquivo. Abra um Prompt do Dos e faça como no exemplo: pulldown filme1.mpv filme1_pull.mpv, depois pulldown filme2.mpv filme2_pull.mpv, etc.


--------------- Parte IV: Codificando o áudio ------------------
**********************************************

13) Agora vamos codificar o áudio. Leia o 13.a se você está fazendo KDVD ou o 13.b se você está fazendo K(S)VCD.
13.a) Vamos determinar o bitrate ideal. Verifique o tamanho do(s) arquivo(s) de vídeo obtidos no item anterior, veja o quão maiores (ou menores) eles ficaram em relação ao esperado. Por exemplo, digamos que você esteja fazendo um KDVD e tinha calculado 3600 Mb para o vídeo, mais após comprimir os arquivos, obteve 3680 Mb. Neste caso você deve comprimir seu áudio em 160 Kpbs. Agora suponhamos que aconteceu o inverso, você esperava 3600 Mb, mais saiu 3520 Mb. Neste caso faça o áudio a 224 kbps. Para seis horas de vídeo, aumentar o bitrate do áudio de 192 para 224 adiciona 84 Mb ao arquivo final, diminuir o bitrate de 192 para 160 diminui arquivo final de áudio em 85 Mb. Se você está fazendo com uma trilha AC3 extraída direto do filme precisará calcular mais exatamente o quanto pode aumentar ou precisa diminuir o áudio para caber. Neste caso use as fórmulas do item 9. Depois de escolhido seu bitrate, pule para o item 13.c

13.b) Vamos determinar o bitrate ideal. Veja o tamanho dos vídeos obtidos no item anterior,e veja o quão menores ou maiores eles ficaram. Se você, por exemplo, tinha calculado 670 Mb e veio 700 Mb (aumentou), use o áudio com bitrate menor que o calculado, 112 kbps ou 128 kbps dependendo do anterior. Agora, digamos que você tenha calculado 670 Mb e veio 640 Mb, neste caso use um bitrate maior, 192 kbps ou 160 kbps. Escolhido o bitrate certo, pule para o item 13.d.

13.c) Para KDVD, você pode usar áudio em formato AC3 ou MP2. Para o seu DVD ser 100% dentro do padrão, deve ser AC3. No item 13.d irei explicar como criar áudio AC3 usando um dos dois programas: o SoftEncode (da Sonic Foundry, pago) ou o AC3 Machine. O AC3Machine funciona bem e é bem mais rápido, mas tem problemas de compatibilidade com players Pionneer e LG. Se você está fazendo um K(S)VCD, seu áudio *precisa* ser MP2, pule para o item 13.e! Se você está fazendo um KDVD, continue no item 13.d.1 se você quer áudio AC3 usando o SoftEncode ou 13.d.2 se você quer AC3 usando o AC3Machine (recomendado) ou pule para 13.e) para áudio MP2.
13.d.1) Neste item irei explicar como usar o SoftEncode. Abra-o, em File/Open, escolha o arquivo WAV que você gerou no VirtualDub. Ele demorará algum tempo construindo uma tabela de picos para o arquivo. Quando acabar, vá em Encode Settings. Verifique se o sample rate está em 48 khz, se não estiver, você esqueceu de mudar um parâmetro no VirtualDub no passo anterior. Em "Audio Encoding Mode", selecione 2/0. Em data rate, coloque o bitrate q você vai usar. Depois clique na aba preprocessing, à direita. Em compression Caracteristic, selecione Film Light se você não quer compressão dinâmica ou Film: Normal se você quiser. Compressão dinâmica é de uma forma simples, tornar os graves do filme mais graves e os agudos mais agudos. Provavelmente o filme original já tem um pouco disso então recomendo q você use o Film: Light. Clique OK. No menu File, escolha "Encode" para criar o seu AC3. Faça isso para cada um dos WAV. Espero codificar e vá para o item 14
13.d.2) Aqui vou explicar como usar o AC3 Machine para converter de WAV para AC3. Para usá-lo você vai precisar também do Besweet, pois ele é apenas uma interface para o BeSweet. Sugiro que você coloque os dois no mesmo diretório. Abra o AC3Machine e clique na área amarela ao lado de "Besweet", e selecione a localização do besweet. Agora clique na área amarela ao lado de input (AC3) e selecione o seu WAV. Clicando na área amarela ao lado de "Output (AC3)", você pode escolher o nome do arquivo que será gravado. Em "Overall Output Configuration" no centro da janela, selecione "Channels mode:"Surround2, dynamic Compression: Light. Em AC3 Encoding Options, você pode escolher o bitrate. Finalmente, clique em "Give me AC3" para obter o arquivo AC3. Vá para o item 14.
13.e) Para criar audio MP2, você tem várias opções, como o Tmpgenc, o BeSweet o toolame... Mas aqui vou mostrar apenas como usar o HeadAC3he, que segundo o pessoal aqui dá o melhor som com bitrates baixos. As explicações que darei neste item estão com muito mais detalhes no Guia "KVCD from scratch", eu apenas as transcrevi aqui. Vamos lá então. Abra o HeadAC3he. Clique em "Source File" e escolha o arquivo WAV ou AC3 de som que você extraiu antes. Agora clique em "Destination" e coloque o nome do arquivo de som codificado a ser criado ("algum_nome.mp2"). No Destination Format, mude para MP2. Agora clique em Options. Em Downmix Type, mude para "Surrond 2". Clique em options novamente. Em channel mode, mude para Dual Channel. Em Bitrate, você deve selecionar o bitrate que você calculou. Pronto! Clique em "Start" e seu audio será gerado.


----------------------- Parte V: Finalizando -------------------
**********************************************

14) Se você está fazendo KDVD, agora você precisa autorar o seu DVD. A esta altura você deve ter um AC3/MP2 e um MPV com pulldown de cada filme. Importe no seu programa favorito (eu sugiro o DVD-LAB ou DVDMaestro) e mãos a obra. Apenas cuidado com estes programas que vem junto com o gravador, em geral eles não aceitam streams elementares (ou seja, audio e vídeo separado) e tentem a querer recodificar o seu vídeo, o que levaria horas e traria resultados horríveis! Veja como usar o seu programa de autoração. Este tutorial acaba aqui neste caso.
Mas se você está fazendo um K(S)VCD, vai precisar ainda multiplexar o audio e o vídeo. Novamente vou transcrever o q está no "tutorial KVCD from Scratch". Vá no diretório onde você descompactou o BBMpeg (lembre-se que se você está usando Windows XP precisa instalar também uma correção) e execute o programa avi2mpg2.exe. Com ele aberto, clique em "Start Encoding" e depois "Settings". Na nova janela que apareceu,. clique em "program stream settings". Selecione SVOCÊD e marque a caixinha VBR. Agora clique na tab "input e output settings" Clique em Open VS e abra seu arquivo de vídeo. Clique em "Open AS1" e abra o arquivo MP2 com o audio. E clique em "Open PS" e selecione o nome final do arquivo. Agora clique na Tab "General Settings" Coloque 0 em "Start Second", 9999999 em "End Second" e Max Size (MB) coloque o tamanho do seu CD, no caso de CDs de 80 minutos o valor é 795. Para finalizar, clique em OK para fechar a janela, e Start para criar o arquivo MPG. Depois basta você gravar usando o Nero ou VCDEasy.

Dicas adicionais:
Resolução: Se seu DivX está em 640xYYY ou 576xYYY, você deve usar 720x480 (no caso de KDVD) OU 528X480 (caso de K(S)VCD). 352x480 causa um número enorme de artefatos do tipo "mosquitos voando", a não se q você esteja usando um Q factor muito alto (menor q 10), mas aí também não vale a pena pq é melhor diminuir o Q factor e aumentar para 720x480.
Caso esteja em 320x240 você deve usar a resolução 352x240, padrão do VOCÊD e que faz parte do padrão do DVD. Porém nesta resolução é mais recomendável usar MPEG1, e em MPEG1 o CCE não dá um bom resultado. Neste caso use o TMPGENC. Você pode colocar cerca de 18 horas de filme a 352x240 num KDVD! Somente um detalhe: caso você use MPEG1, não use bitrate variável se quiser produzir um DVD completamente no padrão. Mas se seu player suportar e você não der a mínima para padrões e compatibilidade, pode usar os templates 352x240 do KVCD, mas com audio a 48000!

Se você está tentando colocar legendas em um filme que irá codificar a 352x480 usando meu script e elas estão enormes, troque "TextSub(subtitle)" por "PointResize(704,480).TextSub(subtitle).BilinearRe size(352,480)".

Se o seu filme está em 23/24/25 fps e você deseja convertê-lo para 23.976, adicione ao seu script, logo após a linha AVISource, a linha abaixo:
AssumeFPS(23.976)
Só que ao fazer isso o som irá ficar dessincronizado. Então você deve usar um programa específico para "esticar" o som. Usando o BeSweet e o Virtualdub: Primeiro extraia o WAV no VirtualDub. Importante: Você tem que ter extraído o WAV *antes* de adicionar a linha! Abra um Primpt do DOS e execute a seguinte linha de comando na pasta onde vc extraiu o BeSweet:
BeSweet.exe -core( -input Audio.wav -output audio.mp2 -logfile audio.log ) -ota( -g max -r 25000 23976 -shibatch( --rate 44100 ) ) -2lame( -e -b 128 -m s )

O BeSweet pode ser usado para converter AC3 5.1 em 2.0 ou ainda em WAV para você codificar usando o SoftEncode ou HeadAC3he. Ele é um programa de linha de comando, mas tem uma interface chamada BeSweetGUI

Existe um programa de autoração de DVD gratuito, o IFOEdit. Ele não faz menus, no entanto. O aplicativo de autoração de DVDs mais completo, barato e ao mesmo tempo sem problemas que encontrei até agora foi o DVDLab. O DVDMaestro é excelente mas leva um tempão importando as coisas e não cria menus, só importa. O Scenarist também não cria menus mas é uma boa opção se você tiver US$20.000 sobrando.

Para gravar DVD, recomendo que você crie uma imagem usando o seu programa ou o Image Tools Classic e grave usando o DVD Decrypter (basta colocá-lo e modo de escrita, apertando W ao abrir). *Grave em 1X!* Gravações em 2X sempre ficam pior que 1X. Discos gravados em 2X podem funcionar perfeitamente, mas se você fizer um teste com o DVDSpeed, irá ver a diferença. Você já gastou um tempão recodificando tudo, pra que economizar 25 minutos agora e ficar com um disco pior?

O VCDEasy é muito bom para criar menus e capítulos em K(S)VCD. Procure a versão 1.1.5, a última gratuita.

O audio de DVD e de K(S)VCD pode ser mono! Se você está convertendo um DivX com som mono, pode usar audio MP2/AC3 a 96 kbps e ganhar qualidade no vídeo de graça! O AC3Machine não funciona com audio mono, se você está fazendo KDVD, precisará usar o softencode ou usar audio MP2.

Se seu filme tem 14,985 fps, você pode converter para 29.97 adicionando esta linha no seu script:
selectevery(2,1,1,2,2)
Se tiver 9,999 fps, estão adicione esta:
selectevery(3,1,1,1,2,2,2,3,3,3)
Agora está com 29.97 fps!


Espero ter ajudado com esse guia, qualquer dúvida, dica ou sugestão entrem em contato!



----------------------------------- POST ORIGINAL ------------------------------------

Esse post é uma tradução do post em:

http://www.kvcd.net/forum/viewtopic.php?t=5142

O lance é o seguinte:
Eu já li várias threads aqui, no doom9.org e no dvdrhelp.com e todo mundo em geral concorda que o Tmpgenc é o melhor que o CCE (Cinemacraft Enconder) em MPEG1. E aqui no kvcd.net tem uma thread on o Kwag provou que o MPEG1 do Tmpgenc é melhor que o Mpeg2 do CCE.

Mas o que eu estou interessado mesmo é MPEG2 com bitrate baixo, já que eu quero criar KDVDs que estejam perfeitamente dentro das especificações oficiais. (hehehe, eu sei q o pessoal aqui não se liga muito em especificação oficial... )

Eu ainda não vi uma boa comparação do CCE em modo CQ (qualidade constante) contra o TmpegEnc em modo CQ. Não tenho interesse em dar 3 passadas, pq isso ia levar o mesmo tempo que o Tmpgenc leva no modo CQ.

Então decidi fazer eu mesmo uma comparação. Eu criei um clipe de exemplo, usando um rip Divx de alta qualidade do filme Gladiador e a função sampler do SansGrip. Eu configurei todos os parametros que pude encontrar para implementar o KDVD no CCE (mais sobre esse assunto mais a frente) e usei no Tmpgenc o template KDVD 720x480. Eu sei que seria melhor usar um DVD para o teste, mas eu estou convertendo minha coleção de DIvx para DVD então assim fazia mais sentido para mim.

Eu usei então CQ 70 no Tmpgenc e CQ39 no CCE,(note que os dois encoders usam escalas completamente diferentes) para obter mais ou menos o mesmo tamanho (a diferença foi de cerca de 20 kb). A minha impressão foi que a qualidade foi mais ou menos a mesma, mas naturalmente o CCE levou bem menos tempo (1/4 do tempo do Tmpgenc). Então eu acho q o CCE para KDVD Mpeg2 talvez valha a pena, ainda mais agora que a Cinemacraft está oferecendo o CCE basic por 58 dólares.

Para fazer o teste, eu criei um template para usar o KDVD no CCE. Naturalmente, não deu pra mudar a GOP, mas pude habilitar vídeo progressivo, usar a matrix Notch e setar o bitrate máximo e mínimo, entre outras coisas.
O CCE não permite importar templates diretamente do menu, mas ele guarda os templates no registro. Então eu criei um kdvd.reg com as configurações. O CCE também não suporta habilitar o flag de pulldown, a não ser q vc use as rotinas internas para fazer o pulldown de 29.97 para 23.976. Como o meu clipe de teste já era 23.976 fps progressivo, eu usei o pulldown.exe para habilitar o flag de 2:3 pulldown.

Eu usei nos testes o CCE 2.66, versões anteriores não suportam matrix customizada (na 2.5x vc podia usar o CCE Patcher e depois o ReStream para isso, mas eu acho muita trabalheira) ou scripts Avisynth (as versões 2.62). Provavelmente meu template funciona com a versão 2.67.

Mais tarde eu irei postar o template alpha. Também gostaria de mais opiniões e testes neste sentido. Mas pessoal, por favor, somente opiniões e testes sobre KDVD MPEG2 usando o CCE contra KDVD MPEG2 no TMPgenc! Já tem várias outras threads tratando de KVCD MPEG1 contra CVD MPEG2 e coisas assim.

[]'s
Vmesquita
Reply With Quote
Someday, 12:01 PM
admin's Avatar
Site Staff / Ad Manager
 
Join Date: Dec 2002
Posts: 42
Thanks: ∞
Thanked 42 Times in 42 Posts
  #2  
07-18-2003, 07:20 PM
jorel jorel is offline
Invalid Email / Banned / Spammer
 
Join Date: Aug 2002
Location: Brasil - MG - third stone from the sun
Posts: 5,570
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts


muito bom vmesquita.
a ideia é exelente e o CCE é muito bom em mpeg2!

aguardamos seu template alpha e vamos testar até "trincar"


pode contar comigo, boas ideias são sempre bem-vindas.
Reply With Quote
  #3  
07-18-2003, 10:37 PM
vmesquita vmesquita is offline
Invalid Email / Banned / Spammer
 
Join Date: May 2003
Posts: 3,726
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Oi Pessoal,

Tá aqui meu primeiro template alpha de KDVD para o CCE. Como eu disse antes, o CCE não carrega templates customizados, então temos que colocar as configurações direto no registro. Eu usei o CCE SP Trial 2.66.

Deve funcionar também com o CCE SP Trial 2.67. Se vc tem o CCE Basic ou a versão full do CCE SP, por favor me diga qual a chave correta do registro para que eu possa criar versões customizadas do template para cada CCE. Não tente usar com versões mais antigas do CCE como 2.50 ou 2.62, pois elas possuem limitações na configuração e é bem mais complicado.

Como usar:

1) Baixe aqui o arquivo e dê um duplo clique no arquivo, no Windows Explorer.Vai aparecer uma janela perguntando se vc quer adicionar o conteúdo ao registrro. Escolha sim.
2) Agora vc pode abrir o CCE, clicar na área vazia com o botão esquerco e escolher add. Então selecione seu script AVS.

3) No menu templates vc pode escolher 352x480 ou 720x480

4) Para variar o fator de qualidade, de um duplo clique no arquivo na janela do CCE. Na parte Quantization and Bitrate, voce pode variar o fator de qualidade. Eu escolhi40 como um valor inicial pq dá um tamanho próximo do TMPGENC com CQ70. Lembre-se que o CQ do CCE é diferente do TMPGENC: no CCE, quanto menor o Q, melhor a qualidade e maior o tamanho do arquivo final.

Problemas:
1) Importar o arquivo no registro mata qualquer templatea anterior. Não é um problema se nunca usou os templates do CCE, mas se vc já criou algum vai perder.
2) A chave do registro para outras versões do CCE é diferente
3) Eu ainda não entendi qual a melhor configuração para quantizer characteristics (flat priority)
4) É a primeira versão alpha, não espere muito!

Como eu disse antes,não sei exatamente como a qualidade se compara com o Tmpgenc. Talvez isso provoque mais testes!

[]'s
Vmesquita

PS: Valeu a força Jorel!!!!!!!!!!!!
Reply With Quote
  #4  
07-19-2003, 02:14 PM
vmesquita vmesquita is offline
Invalid Email / Banned / Spammer
 
Join Date: May 2003
Posts: 3,726
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Bom pessoal, como eu postei no forum em ingles, ai vai a versao traduzida:

Vou explicar meus passos para fazer um KDVD com o CCE. Lembre-se q estamos ainda aprimorando e nem tudo esta otimizado para o CCE. Aqui vai meu mini guia.

1) Installe CCE 2.66 SP Trial Essa foi a versão q usei em meus testes
2) Baixe o arquivo no post anterior e de um duplo clique nele. Vai aparecer uma acaixa perguntando se vc quer mesclar o conteudo com o registro. Responda sim.
3) Crei seu script avs. Use o MovieStacker ou faça na mão mesmo (eu prefiro assim)
4) Hora da predição de tamanho. Adicione o sampler.dll para o seu diretorio de plugins do avisynth e adicione sampler() no fim do seu script. Kwag explica melhor isso nessa thread
5)Abra o CCE. Clique no menu template e selecione KDVD 720x480 ou 352x480. Para adicionar arquivos ao CCE, clique com o botao esquerdo na area vazia e escolha add. Agora abra seu avs. Agora de um duplo clique no arquivo. Em "Quantization and Bitrate" vc pode variar o Q factor. Diminuindo-o aumenta a qualidade e o tamanho e vice-versa. Clique em encode para criar a amostra. Vc pode ir variando o Q factor e criando amostras até obter o valor certo como o Kwag explica naquela thread.

6) Quando vc conseguir o tamanho certo, remova a linha sampler() no final do script, abra o CCE novamente, adicione o arquivo e clique em encode para adicionar o filme inteiro.

Espero q ajude, postarei alguns resulados mais tarde.

[]'s
Vmesquita
Reply With Quote
  #5  
07-19-2003, 02:16 PM
jorel jorel is offline
Invalid Email / Banned / Spammer
 
Join Date: Aug 2002
Location: Brasil - MG - third stone from the sun
Posts: 5,570
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts


agora virou "canja" vmesquita,
está cada vez melhor!

Reply With Quote
  #6  
07-19-2003, 05:09 PM
vmesquita vmesquita is offline
Invalid Email / Banned / Spammer
 
Join Date: May 2003
Posts: 3,726
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Meus resultados com o template.
Criei um DVD com 3 filmes: Solaris (1h36 min) com audio AC3 160kb Gladiator com audio AC3 5.1 448 kps(2h35min) e Total Recall com audio AC3 160 kb.(1h50min). Minhas fontes foram DivX, mas claro q podia fazer direto do DVD. Ficou ótimo, com 6 horas de vídeo em Full-D1! Além disso o maior filme tem trilha 5.1: se eu usasse uma trilha menor, daria para 6h30m ou até 7h de vídeo. Todos foram feitos usando o CQ 32 no CCE e meu template KDVD.

Ao contrário do q eu tinha falado antes, parece q no CCE o ideal é ficar com o CQ em torno de 30. 40 não fica ruim, mas como eu estava convertendo DivX, amplifica mais as DCTs.

Agora meu próximo projeto é o Senhor dos Anéis Sociedade do Anel + As duas torres no mesmo DVD! (Acho q cada um tem 3h, não é isso?).

Em breve irei postar um guia mais completo...

[]'s
Vmesquita
Reply With Quote
  #7  
07-20-2003, 08:44 PM
vmesquita vmesquita is offline
Invalid Email / Banned / Spammer
 
Join Date: May 2003
Posts: 3,726
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Meu CD DIvx do Senhor dos Anéis tava arranhado e assim tive q converter outros filmes. Escolhi fazer AI (2h30) com som AC3 192kps, Curtindo a vida adoidado (1h43m) com som ac3 192 e Triplo X com som AC3 5.1 384 kps. A predição deu um Q de 52 e eu mandei ver, mas não gostei do resultado. Aparentemente realmente não dá pra usar Q maior que 40 para fontes Divx... Talvez com DVD o resultado seja melhor. Vou trocar o triplo X por outro filme, fazer a predição novamente para KDVD com 3 filmes e postar os resultados.

[]'s
Vmesquita
Reply With Quote
  #8  
07-21-2003, 01:55 PM
vmesquita vmesquita is offline
Invalid Email / Banned / Spammer
 
Join Date: May 2003
Posts: 3,726
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Bom, o meu RIP de Curtindo a vida adoidado estava em 29.97 fps sem IVTC ou desentrelaçar... O cara que fez criou o DivX assim, e agora o Telecide não funciona direito... Troquei ele pelo Time Machine então, mais tarde vou ver como ficou. Agora a predição me deu um Q28 (com Time Machine, Animatrix e A.I., todos com audio 192kps AC3, totalizando 5h40min), deve ficar muito bom!

Existe um utilitário chamado ECLCCE que adiciona suporte a ECL no CCE Trial, e mais um monte de coisas uteis, como suporte a linha de comando, shutdown ao acabar de codificar, e muito mais. Quem se interessar, pode dar uma olhada aqui
Outra coisa muito útil é o filtro GripFit do Sans-Grip, que redimensiona automaticamente, adiciona bordas, etc. Evita vários calculos, muito legal. Acho q o pessoal aqui já conhece, mas não custa dar o link: Veja aqui.

Bom, é isso por enquanto.

[]'s
Vmesquita
Reply With Quote
  #9  
07-21-2003, 04:18 PM
jorel jorel is offline
Invalid Email / Banned / Spammer
 
Join Date: Aug 2002
Location: Brasil - MG - third stone from the sun
Posts: 5,570
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
vmesquita gosador!


você quer dizer "isso tudo por enquanto".


ja conhecia e uso o gripfit,é muito bom.
todos que usam "best script" do Kwag atualmente,
usam e "se dão bem" com o gripfit.
os plugins do SansGrip são ótimos.

conheço o thread do eclcce desde o inicio,
baixei e acompanho o artigo mas nunca usei mas
posso dizer que o RB do d9 é "cobrão" e certamente
o eclcce funciona bem.

seu guia e detalhes estão fantásticos vmesquita, nota "10" mesmo

Reply With Quote
  #10  
07-22-2003, 07:46 AM
vmesquita vmesquita is offline
Invalid Email / Banned / Spammer
 
Join Date: May 2003
Posts: 3,726
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Grande Jorel,

Por enquanto pq eu tava ainda comprimindo...
Esse gripfit é ótimo pq posso agora criar um script padrão, bastando mudar o nome do filme e da legenda e usar! Como DivX tem essas resoluções doidas (640x272, 576x240), o gripfit cuida de estica para 720x480 e colocar as bordas sem eu ter q pegar a calculadora! Muito bom!
O EclCCE é fantastico. Eu nunca tinha me interessado pq nunca entendi pq o suporte a ECL era tão importante. Na verdade ele é importante por causa das outras coisas que o ECLCCE faz. Como suporte a linha de comando, shutdown quando acabar... Se der eu vou escrever um programa para automatizar a predição... Não é tão dificil, bastaria criar uma ecl com os scripts de predição, o programa rodaria o CCE a partir da linha de comando, checaria o tamanho dos arquivos gerados, e mudaria no ECL o valor do Q até chegar ao desejado... Poderia até comprimir em seguida, seria fantástico... Ainda vou escrever isso!

Agora a tradução da Thread em ingles: Um amigo de terra PAL tentou usar com o minority report e ficou meio sem definição o filme... Ele disse que o filme tava muito cheio de ruido (granulado de filme). PAL é diferente de PAL-M, que é basicamente NTSC com uma codificação de cor diferente.
Eu respondi:

"Para conteúdo de filme, PAL sempre será menos compressível na minha opinião. já que você simplesmente tem uma imagem maior com o mesmo numero de frames. NTSC Film é 720x480 com 24 fps progressivos. Um filme PAL bem feito tem o mesmo numero de frames, mas acelerado em 4% para chegar a 25 fps. Mas a imagem é 720x576, 20% maior.
Eu costumava usar VBR com 3 passadas no CCE, mas para fazer um KDVD de 6 horas eu teria que esperar 20 horas. O modo CQ to Tmpgenc deu bons resultados, mas levou mais tempo ainda. Então decidi tentar CQ com o CCE e só uso isso agora. Qual foi o valor de Q que vc obteve? Parece que o valor ótimo é 30 ou abaixo. Ruido Granulado definitivamente mata a compressão (no inicio eu tentei adicionar granulado (usando addgrain) em meus filmes DIvx antes de comprimir para KDVD e o tamanho final ficou enorme... Tente o script com MA, também. Não sei se o Peachsmoother é o melhor neste caso, seu objetivo principal são fontes analõgicas. Vc pode tentar o Dust. CCE não gosta de ruido analogico, eu estava ha um tempo atra fazendo a conversão de uma fitas VHS com muito ruido e desisti de usar o CCE mesmo depois de filtrar muito. Mas era vhs! Vc pode tentar mexer no flat priority, eu ainda não sei como funciona exatamente.
O método Robshot é ótimo, o Robshot-Bach é melhor ainda. Vc pode automatizá-los usando o DoCCE4U. Mas eu acredito que os melhores e mais rápidos resultados são obtidos com meu método."

Nossa meu post ficou enorme... Acabei de fazer a conversão do ultimo post, ficou acima do tamanho... Tive que fazer o animatrix de novo com Q35, e agora coube... Resultados excelentes!!!

Sobre o tamanho do DVD. São 4.700.000.000 bytes ou 4450 Mb ou 4,38 Gb. É mais fácil trabalhar com Mb, deixando 130 Mb livres para o overhead.
Reply With Quote
  #11  
07-22-2003, 07:54 AM
jorel jorel is offline
Invalid Email / Banned / Spammer
 
Join Date: Aug 2002
Location: Brasil - MG - third stone from the sun
Posts: 5,570
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
nó vmesquita,
isso está cada vez melhor.


se você construir o programa a que se propos nós
"vamos pro céu"
fica pra lá de fantástico...sem palavras.

Reply With Quote
  #12  
07-23-2003, 10:35 PM
vmesquita vmesquita is offline
Invalid Email / Banned / Spammer
 
Join Date: May 2003
Posts: 3,726
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Eu fiz hoje o Senhor dos Anéis Sociedade do Anel e o Duas Torres no mesmo DVD. Desta vez a Predição me pegou uma peça e usando Q37 fiquei com 200 Mb livre. Fiz de novo com Q33 e deu um tamanho bem mais proximo de encher o DVD. 5h53m com som AC3 192 kps!
Um detalhe muito importante: É essencial fazer a predição com todos os filmes juntos. O Duas torres ficou com quase 300 Mb a mais, embora tivesse 2 minutos a menos que o Sociedade do Anel! Ou seja, se eu tivesse feito a predição de cada filme separado o Sociedade ficaria um pouco melhor e o Duas Torres pior.

[]'s
Vmesquita
Reply With Quote
  #13  
07-25-2003, 12:46 PM
fabio.raymundo fabio.raymundo is offline
Free Member
 
Join Date: Jul 2003
Posts: 28
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
vmesquita,

você acha que daria para usar seu tutorial para usar o CCE para gravar em CD, ao invés de DVD (já que eu não tenho gravador, hehehe)???

[]´s
Reply With Quote
  #14  
07-25-2003, 12:48 PM
fabio.raymundo fabio.raymundo is offline
Free Member
 
Join Date: Jul 2003
Posts: 28
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Ah, já ia me esquecendo!

Existe template de KVCD para CCE?
Reply With Quote
  #15  
07-25-2003, 01:17 PM
vmesquita vmesquita is offline
Invalid Email / Banned / Spammer
 
Join Date: May 2003
Posts: 3,726
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Fabio,

Vc poderia usar o template para gerar um MiniDVD, mas poucos players aceitam isso então não vale muito a pena. Não vale a pena usar o CCE para fazer KVCD por é MPEG1 e o MPEG1 do CCE é muito fraco. Mas vc pode usar para fazer KSVCD, que é MPEG2. Eu nunca fiz KSVCD então não sei as especificações, mas irei ver agora e assim q der criarei um template pro CCE. O audio do KVCD e do KSVCD é diferente tb é MP2 e não AC3, mas aí é só seguir um dos vários guias, usando o HeadAC3he.

[]'s
Vmesquita
Reply With Quote
  #16  
07-25-2003, 01:32 PM
fabio.raymundo fabio.raymundo is offline
Free Member
 
Join Date: Jul 2003
Posts: 28
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
vmesquita,

Eu realmente estava pensando em usar KSVCD !!!

Quanto ao audio, não se preocupe que eu posso convertê-lo em mp2 antes de usá-lo!!
O problema realmente é o template!! Se você conseguisse fazê-lo, com certeza eu e muitos aqui seríamos usuários!!! (já que o tempo de conversão é bem menor)

Acho que uma boa resolução é o template MPEG-2 do KVCDx3-528x480 !!!

Estamos na torcida!!! (Eu principalmente )

[]´s

Fábio
Reply With Quote
  #17  
07-25-2003, 02:14 PM
jorel jorel is offline
Invalid Email / Banned / Spammer
 
Join Date: Aug 2002
Location: Brasil - MG - third stone from the sun
Posts: 5,570
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
oi gente
dá pra fazer.
pega o best script, ajusta a resolução,codifica no cce,audio com headac3...
mux no bbmpeg....etc....

ou use o dvd2svcd.....canja?
no thread dvd2svcd tem script que eu postei e se quizerem podemos
Transferir pro forum portugues.
eu uso mpeg2 com tmpgenc ou cce com kvcd templates sejam
cvds(352x480) ou svcds(480x480).
quando faço desenhos (disney) uso tmpegenc mpeg1 352x240!
só tem um pequeno problema..
o prediction com cce!
querem trazer essa pro forum português?
Reply With Quote
  #18  
07-25-2003, 02:55 PM
fabio.raymundo fabio.raymundo is offline
Free Member
 
Join Date: Jul 2003
Posts: 28
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Olá Jorel!!

O esquema usando o DVD2SVCD só funciona se o filme for direto do DVD ou se já tiver codificado em MPEG-2, não é mesmo?

Mas e se eu quisesse fazer o trabalho de fonte em DIVX ou XVID??

[]´s
Reply With Quote
  #19  
07-25-2003, 03:09 PM
jorel jorel is offline
Invalid Email / Banned / Spammer
 
Join Date: Aug 2002
Location: Brasil - MG - third stone from the sun
Posts: 5,570
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Quote:
Originally Posted by fabio.raymundo
Olá Jorel!!

O esquema usando o DVD2SVCD só funciona se o filme for direto do DVD ou se já tiver codificado em MPEG-2, não é mesmo?

Mas e se eu quisesse fazer o trabalho de fonte em DIVX ou XVID??

[]´s
eu nunca fiz mas tem muita gente que faz.
em "misc" tab do d2s tem na opção "input file type" "avi"
e se converte avis,só que não sei detalhes!

ps:
vamos cair fora deste thread pra não
interferir neste tutorial muito 10 do vmesquita, falou?
este tutorial vale ouro

Reply With Quote
  #20  
07-25-2003, 03:48 PM
vmesquita vmesquita is offline
Invalid Email / Banned / Spammer
 
Join Date: May 2003
Posts: 3,726
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Ponto pessoal, adaptei o tutorial para cobrir KSVCD tb! Na verdade o template de KSVCD é o mesmo que o de KDVD 352x480, somente a GOP de 24 que é diferente mas isso não pode ser implementado no CCE mesmo. Já mandei também o novo template com a GOP otimizada como discutimos na thread em inglês. Eu não faço KSVCDs atualmente então se houver algum erro por favor me avisem para eu consertar!

[]'s
Vmesquita
Reply With Quote
Reply




Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
DivX para KDVD - Filme fica sem áudio Sparc Conversão e Codificação de Vídeo (Português) 5 09-17-2004 12:50 PM
Minha ideia para converter divx/ KDVD com legenda fixa.. Legendary Conversão e Codificação de Vídeo (Português) 4 08-15-2004 12:12 AM
Criar ou não outro guia de Divx para KVCD? Alex_Matrix Conversão e Codificação de Vídeo (Português) 17 08-07-2004 02:43 PM
Guia divx a k(s)vcd en ESPAÑOL? sami_de_antofa Convertir y Codificar Video (Español) 2 07-03-2004 05:49 PM
DIKO / Guia DVD/Divx para KDVD 2.0 lightman Conversão e Codificação de Vídeo (Português) 2 06-21-2004 03:44 PM

Thread Tools



 
All times are GMT -5. The time now is 11:20 AM  —  vBulletin © Jelsoft Enterprises Ltd