Quantcast Entendendo o Entrelaçamento - digitalFAQ.com Forums [Archives]
  #1  
09-05-2003, 01:57 PM
vmesquita vmesquita is offline
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O objetivo deste post é explicar o que é o vídeo entrelaçado e como lidar com ele. Infelizmente existe muita desinformação e confusão sobre isso, e até aonde eu sei, nenhum documento em português explicando o assunto. Entã vamos lá.

O que é vídeo entrelaçado?
É o seguinte: as coisas filmadas com câmera de videotape (ou seja, shows, jornal, comerciais, filmagens caseiras etc) capturam na verdade 60 quadros por segundo (como se tirasse 60 fotos a cada segundo para dar idéia de movimento). O problema é que 60 quadros por segundo é muita informação pra ser transmitida!

Então qual foi o macete adotado pelos inventores da Televisão?
Guardar somente as linhas pares do primeiro quadro, depois somente as ímpares do segundo quadro, depois as linhas pares do terceiro quadro, depois as linhas ímpares do quarto quadro e por aí vai.

E para armazenar isso?
Fizeram assim:
o primeiro quadro armazenado é composto das linhas pares do p.rimeiro quadro captado + as linhas impares do segundo quadro captado.
o segundo quadro armazenado é composto das linhas pares do terceiro quadro captado + as linhas impares do quarto quadro captado.
E assim por diante:

E isso acarreta...
Isso acarreta que o quadro 1 possui as linhas pares de um momento no tempo, e as linhas ímpares de outro momento no tempo que ocorreu 1/60 segundo depois. Se houve pouco movimento, provavelmente não fará diferença, mas se teve muito movimento, vc verá aquelas linhas estranhas no computador.

e porque eu não vejo na TV
Porque a TV já é um dispositivo de exibição entrelaçado. Ela atualiza a tela 60 vezes por segundo, mas na 1a vez atualiza somente as linhas pares, na segunda vez somente as ímpares, na terceira vez somente as pares e por aí vai. O monitor atualiza todas as linhas de uma vez. Se vc colocar o seu monitor em 60 Hz por exemplo, ele irá atualizar todas as linhas 60 vezes a cada segundo.

e quanto ao cinema?
O cinema usa um esquema diferente. As coisas feitas em película (filmes e alguns seriados) usam 24 quadros por segundo progressivos, ou se vc preferir, inteiros. Uma câmera de cinema captura 24 quadros completos por segundo.

E como isso é passado numa televisão NTSC(PAL-M)?
Através de um processo conhecido como Telecine, os 24 quadros ou 23.976 quadros por segundo são convertidos em 29.97 quadros por segundo. Para isso é necessário criar um quadro extra. Não dá pra repetir um dos quadros simplesmente, pq o movimento ia ficar estranho. Então o processo é feito assim: destes 24, divide-se em grupos de 4 e faz-se o seguinte: o primeiro novo quadro é o mesmo q tinha antes. O segundo é uma combinação do primeiro com o segundo. O terceiro é uma combinação do segundo com o terceiro. O quarto é uma combinação do terceiro com o quarto. E o quinto é mantido intacto.

E para armazenar nos DVD/KVCD/K(S)VCD?
Os filmes são armazenados em 23.976 quadros por segundo, e o player converte para 29.97 enquanto está tocando. Para isso é necessário se vc estiver usando MPEG2, habilitar o flag de pulldown. Isso é feito quando vc coloca o Tmpgenc em 23.976 (internally 29.97) ou, se vc está usando o CCE, rodando o pulldown.exe.

Mas e para o que não foi feito com camera de cinema?
Aí vc pode guardar entrelaçado, usando certas opções no Tmpgenc e no CCE, ou desentrelaçar. Vamos ver os prós e contras de cada opção.
Guardar entrelaçado:
Prós
Movimentos naturais na TV
Vc não modifica a estrutura original do vídeo
Contras
Menor compressibilidade gera mais artefatos
MPEG1 não suporta entrelaçamento
Se vc for ver no computador, ele irá desentrelaçar em tempo real e não vai ficar muito bom, ou pior, dependendo do player de software ele pode até mostrar entrelaçado.

Desentrelaçar:
Pros
Maior compressibilidade
Pode usar MPEG1

contras
Destroi os movimentos do vídeo, em especial se tiver muito movimento vertical.

Como eu desentrelaço
Usando um dos desentrelaçadores. Existem vários para o avisynth, eu prefiro o Tomsmocomp e o FielDeinterlace do pacote decomb. Mas vc só deve desentrelaçar coisas q não sejam filme ou feitas com camera de cinema!

Como eu reverto o processo de telecine
É o que chamamos de IVTC (Inverse Telecine). Para isso vc deve usar (no avisynth):

telecide()
decimate(5)

Esses comandos fazem parte do pacote do decomb também. No caso de você estar usando o DVD2AVI, ele pode fazer isso automaticamente (sem precisar de filtros no avisynth) se vc habilitar a opção "Forced Film" (nesse caso não use o telecide() e decimate(5) junto!)

E o lance do pulldown?
Depois de compactar seu filme em 23.976 quadros por segundo, vc precisa, somente no caso de MPEG2, habilitar um flag que diz pro player fazer o telecine novamente na hora de tocar. O TMPGENC já faz isso pra vc, mas no caso do CCE é necessário usar o comando pulldown pra fazer isso. Usa-se assim:

pulldown.exe encoded_movie.mpv encoded_movie_pulld.mpv.

Ele irá gerar um novo arquivo com o flag habilitado.

Espero ter ajudado, dúvidas é só postar...

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Vmesquita

agora é sticky!

jorel
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  #2  
09-05-2003, 05:19 PM
jorel jorel is offline
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vmesquita você é um gênio!
pergunta se já salvei este post?!?!?

realmente,em portugues,que eu saiba este é o primeiro bem explicado,
dá pra usuários iniciantes e avançados entenderem perfeitamente.
claro que dá pra aprofundar mais quanto ao que é quadro,campos,
linhas horizontais e verticais por segundo,diferenças entre sistemas
e padrões ntsc,pal-m,pal-g,pal-n,secam..etc.
mas inicialmente pode complicar muito e a sua ideia é esclarecer.
está ótimo,muito bom mesmo!

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  #3  
09-05-2003, 05:53 PM
vmesquita vmesquita is offline
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Eu realmente pretendo aprofundá-lo no futuro, isso aí foi o q deu pra escrever num intervalo de 40 minutos na faculdade.

[]'s
Vmesquita
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  #4  
09-05-2003, 07:36 PM
Lukacsbra Lukacsbra is offline
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Será que alguém poderia me esclarecer as diferenças entre os padrões ntsc, pal-m, pal-n, secam... principalmente pal-?
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  #5  
09-05-2003, 07:47 PM
vmesquita vmesquita is offline
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Rapidamente (pq depois irei explicar melhor no "artigo")

NTSC - 480 linhas de resolução - 29.97 quadros/s
PAL - 576 linhas de resolução - 25 quadros/s
PAL - M - o mesmo que NTSC, mas com uma codificação de cor diferente.
PAL - N/ PAL - B / PAL - G - Variações do PAL europeu.
PAL - NC - Variação do PAL usado na Argentina
Secam - Sitema usado na frança, 576 linhas de resolução, 25 quadros/s, mas com uma portadora de cores tresloucada.

[]'s
Vmesquita
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  #6  
09-07-2003, 03:23 PM
jorel jorel is offline
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vmesquita e todos:
fiz o Dumbo(Disney) em tem ~67 minutos em 1 skvcd mpge2 e o
resultado foi fantástico,dificilmente se diferencia o dvd do kvcd!


já está pronto,gravado no cd mas ficou uma dúvida, pois
este desenho é ntsc "hibrid film" 29,97 e usei:
Telecide()
Decimate(5)
após o source,isto me deu um CQ65,37 e acho que foi pequeno por causa do "ivct".

...está correto o meu procedimento?
ou seria melhor usar "force film" no dvd2avi
e retirar o telecide e decimate do script?
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  #7  
09-07-2003, 04:04 PM
vmesquita vmesquita is offline
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Jorel,

Eu não tenho certeza, hibrid film acho q significa que é uma mistura de material telecinado e material verdadeiramente entrelaçado. Mas como no caso é um desenho, é estranho. O resultado era pra ter ficado com movimentos bruscos em certas partes (por causa do decimate), mas tb não foi o q vc relatou... Então... Não sei...

PS: Para material híbrido, o melhor desentrelaçador é GreedyHMA, ou vc pode claro deixar entrelaçado.
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  #8  
09-07-2003, 04:52 PM
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é verdade vmesquita,
em determinadas cenas(pouquíssimas)
existem uns pequenos efeitos "estroboscópicos",quase imperceptíveis
mas estes movimentos "estroboscópicos" não são bruscos.

o mais estranho é que os arquivos vobs no dvd são divididos
em dois grandes grupos e todos eles fazem parte do desenho,
tavez seja por isto que o desenho seja hibrido,
um desses grupos de vobs deve ser diferente do outro.
...sei lá!

mas você quer dizer então que eu poderia deixar entrelaçado
neste caso pois codifiquei o desenho como mpeg2?
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  #9  
09-07-2003, 07:44 PM
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Sim, vc poderia deixar entrelaçado. Mas acho q uma saída melhor era remover o decimate, ou melhor ainda, usar o GreedyHMA que é "o filtro" para desentrelaçar material híbrido. Experiemente e me conte depois.

[]'s
Vmesquita
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  #10  
09-07-2003, 07:53 PM
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legal,vou usar o GreedyHMA,
obrigadão!


ps:
....o filtro "tinha" que ser do trbarry, o cara é cobrão também!
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  #11  
09-08-2003, 03:45 PM
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E mpeg1 nao precisa de pulldown?

Abracos...
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Mateus S. Rocha
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  #12  
09-08-2003, 07:34 PM
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deeplink,

Não precisa não, e até dá problema se vc usar...

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Vmesquita
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  #13  
09-09-2003, 07:25 AM
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No mundo globalizado de hoje... Em muitos desenhos, a animação é "complementada" por computador, ou seja, ao invés de se escornar desenhando quadro a quadro, o animador desenha o primeiro quadro e o último, e manda o computador "interpolar". Como quem faz é o computador mesmo, e o destino final é a TV na maioria das vezes, é melhor fazer logo em 30 fps do que fazer e 24 fps e depois fazer telecine. Mas aonde o sujeito tem que desenhar quadro a quadro ele continua desenhando o mínimo de quadros possível . Aí aparecem estes filmes "híbridos".

Agora, o "Dumbo" foi feito pra cinema, e inclusive com uma técnica de pintura trabalhosíssima que só foi reutilizada novamente pela Disney em... "Lilo & Stitch"! Ele é "film", com certeza! Pelo que eu lembre, quando eu fiz o meu KVCD do Dumbo eu usei "Force Film" - e ficou legal. Das duas uma: ou o a versão do DVD2AVI que você usou detetou errado (?) ou quem sabe a versão em DVD que você tem é "remasterizada" ou coisa do gênero e na restauração o padrão do telecine foi detonado (?).

PS. Se você usar pulldown com MPEG-1, o filme fica freando, acelerando, etc., ao longo do tempo mantém a sincronia, mas a velocidade é "oscilante" (pelo menos no meu DVD).
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  #14  
09-09-2003, 07:43 AM
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beleza GFR(c sumiu!?!?!)


bom,foi de dvd e não vi detalhes de remasterização,
tenho que ver detalhes no encarte ou na capa!

mas como postei tenho quase imperceptiveis "estroboscópicos",
realmente raros e neste desenho ,não preciso refazer mas
são ótimas as informações pois tenho muitos da Disney pra fazer....
skvcd(480x480) MPEG2!

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  #15  
09-09-2003, 11:21 AM
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Da Disney o único que eu esbarrei que não podia ser "force film" e teve que ser entrelaçado foi o "101 Dálmatas 2" (aliás, um bom desenho).
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  #16  
09-09-2003, 12:28 PM
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Belz GFR,

Realmente com o pulldown em mpeg1 fica dando uns avancos rapidos intercalados com o tempo normal, tipo uns soquinhos, no meu DVD Philco nao tinha notado isso, mas no DVD Philips de um amigo ficou dando esses soquinhos tb...

Valeu pelo toque,
Abracos,
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Mateus S. Rocha
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  #17  
09-10-2003, 10:36 PM
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@ vmesquita e GFR:
agora "zangou tudo"!


estou encodando o dalmatas 2(Disney)como skvcd mpge2.

usando o dvd2svcd,ele diz que tem que fazer ivtc,aí
quando vai codificar, usando o tmpgenc fica assim:
aspect radio: 4:3 display
frame rate:23,976(internally 29,97 fps)
encode mode:3:2 pulldown when playback
video source type: Non interlace(progressive)
source aspect radio: 4:3

o dvd2svcd,ele diz que vai fazer ivtc e põe automaticamente no script:
Telecide()
Decimate(5)

agora é que vem a "bagunça":
retirei o telecide e decimate do script e tentei usar o GreedyHMA,
deu erro dizendo que era impossível YV12.... (usando a versão correta)
retirei o GreedyHMA do script e voltou a funcionar.

usando o telecide e decimate no script,
percebo pequenos movimentos bruscos.

sem o telecide e decimate,
estes pequenos movimentos bruscos desaparecem,mas
nos rápidos movimentos laterais (direita para esquerda,vice/versa)
percebo estranhas linhas "tracejadas".

como eu faço pra deixar entrelaçado
...se é que isto resolveria o problema...
ou tem alguma outra solução


preciso fazer pulldown
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  #18  
09-11-2003, 05:31 AM
vmesquita vmesquita is offline
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Quote:
Originally Posted by jorel
retirei o telecide e decimate do script e tentei usar o GreedyHMA,
deu erro dizendo que era impossível YV12.... (usando a versão correta)
Vc tentou usar converttoyuy2() antes? Não lembro agora qual o espaço de cores do GreedyHMA, vale lembrar que não é pq um plugin é para Avisynth 2.50 que supotar YV12.
Quote:
retirei o GreedyHMA do script e voltou a funcionar.

usando o telecide e decimate no script,
percebo pequenos movimentos bruscos.

sem o telecide e decimate,
estes pequenos movimentos bruscos desaparecem,mas
nos rápidos movimentos laterais (direita para esquerda,vice/versa)
percebo estranhas linhas "tracejadas".
É pq aí ainda está entrelaçado. Experimente tirar somente o decimate.
Quote:
como eu faço pra deixar entrelaçado
...se é que isto resolveria o problema...
ou tem alguma outra solução
Retire o Telecide e o decimate (ou retire o greedyhma) e codifique em modo entrelaçao (isso é muito importante!)
Quote:

preciso fazer pulldown
Só se vc for usar o CCE fazendo Inverse Telecine (Telecide e Decimate)

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VMesquita
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  #19  
09-11-2003, 06:17 AM
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blz vmesquita!
já deu pra "ver" muita coisa.


mas qual das opções seria a recomendável?
deixar entrelaçado?
usar converttoyuy2() com GreedyHMA?
ou usar só o decimate?
...também não sei os parametros para estes dois filtros!

e após escolher uma destas opções,
os ajustes que postei para o tmpgenc continiuam os mesmos?
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  #20  
09-11-2003, 07:19 AM
GFR GFR is offline
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Quando eu vou fazer um filme entrelaçado eu faço assim:

1) no movie stacker, seleciono "interlaced resize" - aí ele cria um script com "AssumeSeparateFields()" logo depois de abrir o arquivo e um "Resize" com os parâmetros adequados, seguido de um Weave() - para entralaçar de volta.

2) coloco o "AssumeSeparateFields()" e o "Resize" no script adaptativo, logo após a abertura do arquivo, e coloco o "Weave()" logo antes do "AddBorders()" no final.

3) No TMPGEnc eu uso frame rate=29.97, video encode mode=interlaced, video source interlaced=true, field order de acordo com o filme (testado com o deinterlace do próprio TMPGENC).

No site do Avisynth.org tem um método diferente, que divide field ímpar num clip, field par para outro clip, processa os dois separadamente e depois junta. O problema disto é que tem filtros que não funcionam se tiver mais de uma instância no mesmo script (ex: dust), então eu prefiro o método acima.
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